9 de mai. de 2009

Porquê os jogos Point & Click morreram?

Quem lembra dos antigos jogos do estilo Adventure (Point & Click)? Eram aqueles jogos com poucas ações na qual o jogador tinha realmente que parar para pensar em como resolver o jogo. Eles foram um grande sucesso nos anos 90, principalmente os jogos de Lucasarts e os da Sierra.

Lucasarts tinham os melhores jogos como Day of the Tentacle, Loom, Full Throtle, Sam & Max: Hit the Road, The Dig, Grin Fandandgo e é claro, a serie Monkey Island.

Day of the Tentacle e The Dig

Sierra tinha a serie King´s Quest e Gabriel Knight e o famoso Phantasmagoria. Aliás, todos os jogos da serie “Quest” como Space Quest, Police Quest e outros, eram de autoria da Sierra, assim como o falecido Warcraft Adventure que estava sobre produção da empresa com permissão da Blizzard.

Outros Adventures de sucesso que podem ser destacados são os da serie Kyrandia, Goblins, Broken Sword, 7th Guest e sua continuação 11th Hour (O jogo, não a serie) entre outros.


Phantasmagoria, Broken Sword e 7th Guest

Mas por quê esse estilo acabou?

Pelo simples fato de que os gamers começaram a se tornar impacientes, porém com razão.

Muitos jogos do estilo Point & Click podiam fazer o jogador encalhar por dias em uma parte simples pelo fato de não saber mais o que fazer. Até eles desencalharem, já tinham perdido o enredo da história e só queriam terminar o jogo. Isso sem falar em diálogos gigantescos!

A Lucasarts foi a primeira a notar isso e dar ao publico o que eles queriam: Bons gráficos e uma jogabilidade diferente. Com isso capricharam nos gráficos de The Curse of Monkey Island (Monkey Island 3) e mudaram o controle do mouse para terceira pessoa como no caso de Grin Fandango.

The Curse of Monkey Island e Grin Fandango

Para os fãs do estilo, ainda é possível rodar os jogos usando o emulador Scumm (software usado na época para o desenvolvimento dos jogos). Apesar de ser um emulador, você ainda precisa do jogo, algo que não o torna ilegal.

Talvez nunca mais vejamos jogos desse estilo, ou uma continuação dessas series. Muitos ainda aguardam uma continuação para Monkey Island que foi o maior sucesso da Lucasarts na época, já que a Sierra agora é da Activision e a Westwood é da EA.

2 comentários:

  1. Eu gostava muito dos jogos da série Drácula, os gráficos eram muito legais e o jogo era muito inteligente também.

    Uma pena, eu gostava pra caramba desse tipo de game :(

    ResponderExcluir
  2. O DS tem alguns parecidos mas nada como os da LuKas Arts

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário no Snake in the Box!!!