18 de dez. de 2009

Mario Paint: Photoshop que se cuide!!


Aproveitando a série "Já Foi Feito!" e o post do Borabora Cambeque sobre plágios, que tal conhecer de onde foi originado o Paint do Windows??? Brincadeira! Mas em 1992 foi lançado Mario Paint, o jogo que é basicamente o Microsoft Paint do encanador bigodudo. Apesar de um tanto "inútil", me recordo de ter ficado nas nuvens quando ganhei meu jogo, pois além da fita de Snes, o kit Mario Paint ainda vinha numa a caixa contendo um livrinho de instruções, um mousepad de plástico cinza e um mouse da nintendo ("Que sem dúvida poderia ser lançado como mouse normal").


O jogo já começa com interatividade à mil, na tela inicial é possível brincar com todas as letras do título MARIO PAINT, sendo que cada letra gera uma ação, como por exemplo o M, que diminui o tamanho de Mario, o A que chama o Yoshi para a tela, e o I que deixa toda tela balançando assim como a música. E pra terminar, pra iniciar o jogo é preciso clicar em Mario que não para um momento de se mexer na tela, saltando, abaixando, indo e voltando.


Daí então é basicamente tudo o Paint. Você pode desenhar com canetas, sprays, usar carimbos, mudar cores, ou seja, libere seu lado artista e desenhe algo de uma vez!! Vale ressaltar que até apagar o texto é de forma animada, tendo vários efeitos quando se deseja limpar a tela, desde um foguete, até explosões, tornam a tela branca novamente.


Virando o menu, aí aparecem as "evoluções" que o microsoft paint não acompanha. É possível desenhar estampas, criar animações ("Nunca entendi, e até hoje não consigo fazer uma decente"), assim como textos e até mesmo jogar um mini-game conhecido como Gnat Attack, onde o objetivo é matar moscas para avançar de fase ("É tão viciante que até meu avô ficava horas assistindo a criançada jogar!!").


Porém a maior inovação que o jogo trouxe, que até hoje é utilizado, é o compositor de músicas do Mario Paint. Em uma escala é possível "colar" notas que são representadas por uma figura, como o rosto de Mario, um porco, um avião, e criar então composições próprias. Ficou famoso na net os programas que simulam essa criação de Mario Paint, várias músicas famosas foram transformadas de acordo com o jogo.





Mario Paint é aquele jogo que levanta discussão, uns acham totalmente idiota, porém quem teve a oportunidade de ter o jogo, com certeza lembra com muita alegria as tardes perdidas se divertindo em seu "primeiro pc" e criando verdadeiras obras de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário no Snake in the Box!!!