
No início do ano, Hideo Kojima (criador e responsável pela série Metal Gear) fez uma parceria com uma rede de locadoras (Tsutaya), com o intuito de criar uma lista para estimular os fãs da série à assistirem os filmes que serviram de inspiração para a criação de elementos encontrados nos jogos Metal Gear. Se não conhece, vale a pena conferir vários dessas obras-primas do cinema.

O conceito de invasão de uma base inimiga veio desse filme. O famoso "Tactical Espionage Action" que representa a característica do jogo foi inspirado nesse clássico. Os canhões de Navarone recorda um pouco também da clássica série da Eidos, COMMANDOS, pois assim como Metal Gear, o território da missão é sempre dominado pelo inimigo.

O filme inspirou a invasão furtiva de Snake, ou seja, gerou a idéia de se jogar Metal Gear sem ser visto pelo inimigo. Evitar combate corpo-a-corpo sempre que necessário, e se possível alertar o inimigo o menos possível de sua presença.

Segundo o próprio Kojima, foi o 007 interpretado por Sean Connery que inspirou a criação de Solid Snake. É fácil notar um toque do agente britânico em Snake, tanto em sua performace espetacular durante os games, como um certo humor e charme com o elenco feminino da série.

O filme gerou além de uma idéia futuristica (como a construção das Metal Gears) como também o nome de dois dos principais personagens da série.
O nome de Solid Snake (David) e o nome de Otacon ( Hal) faz uma alusão a um dos pilotos da nave e o famoso computador de bordo do filme.

Essa Maravilha do cinema inspirou Kojima a construir a idéia de uma mensagem social dentro do game. Há a união de entretenimento (macacos no filme e personagens de video-game em Metal Gear) e a idéia de se passar alguma mensagem de conscientização para os jogadores.

Esse filme tem uma importância fundamental em Metal Gear. Diferentemente do que muitos pensam, não foi de Rambo que surgiu a idéia da bandana usada por Snake.... E sim do atirador vivido por Robert De Niro.

Esse filme inspirou também a idéia da invasão furtiva, porém em relação ao locais que Snake utiliza como esconderijo. Assim como os personagens do filme, Snake utiliza dutos de ar, elevadores, buracos na parede, dentre muitos outros.

Esse clássico do diretor Stanley Krubrick mostra um grupo de jovens sendo treinados e lutando na Guerra do Vietnã, porém a inspiração do filme para o jogo foi de maneira mais direta. A personagem Sniper Wolf, foi inspirada na mulher "Viet Cong Sniper", uma atiradora que aparece em uma das cenas do filme.

É quase impossível enumerar todas as semelhanças que esse filme possui com Metal Gear, vai desde um único ambiente durante várias horas, até a presença de um "anti-herói" no papel principal. Kojima afirma que Duro de Matar inspirou em várias idéias quando o jogo saiu do 2D para o mundo 3D (MGS1).

Como sugere o nome, esse filme inspirou Kojima na criação das cenas de Tiroteios. Fogo contra Fogo possui cenas de ação bem realistas, principalmente quanto a utilização de armas, daí a criação de fogo cruzado durante as cenas de ação.

Fácil saber a inspiração de Predador para Metal Gear, não?? A boa e velha camuflagem. Misturar-se ao território para se esconder do inimigo é a grande sacada feita em Predador. Sendo mais específico, a Stealth Camouflage em MGS1, a Physical Camouflage em MGS3 e o Octocamo em MGS4.

Apesar das maravilhosas cenas de ação presente e a tensão que ocorre durante todo seu decorrer, o filme inspirou diretamente o jogo MGS4: Guns Of Patriots, pois retrata o Oriente Médio como locação, assim como na primeira fase do jogo vivido por Old Snake.

Esse excelente filme inspirou Kojima também na criação de MGS4, pois assim como no jogo, o filme mostra a guerra como algo comum no cotidiano das pessoas que vivem na época. Inspirou também os jogos de câmera nos cut-scenes do jogo.

Outro filme que é fácil explicar a ligação com Metal Gear: As cenas de perseguição. Tanto no jogo quanto no filme, as perseguições são extremamente empolgantes, chegando a tirar o fôlego de quem assiste. Há também um certo toque de Solid Snake em Jason Bourne, seja pela incrível habilidade como um agente-secreto até ao seu relacionamento amoroso.

Em que jogo já se viu um agente secreto, trabalhando sozinho e armado até os dentes? Uma lenda no mundo da espionagem que sempre consegue salvar o mundo? Bom... Metal Gear, lógico! Ainda vale ressaltar a abertura do jogo MGS3: Snake Eater, que possui muitas semelhanças com a abertura do filme (pra não dizer idêntica). Sendo que: O jogo é de 2003 e o filme é de 2006. Snake influenciando 007 nas telonas???
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário no Snake in the Box!!!