5 de ago. de 2010

Hey! Jonathan Coulton! Toca Raul!

Quem disse que a Internet não divulga?
Aqui vai um resumo de como um simples cara barbudo consegue viver como musico independente no universo gamer.


Jonathan Coulton começou sua carreira criando musicas em formado de um Podcast chamado “Thing a Week”. Suas musicas envolviam varias temáticas do mundo geek como ficção cientifica e afins. Em suas letras, ele sempre misturava uma letra cômica com uma melodia folk, tornando a musica boa de ouvir e engraçada de se escutar. Um dos seus grandes sucessos é ‘Code Monkey’, que conta a história da rotina de um programador que é cobrado por seu chefe e é apaixonado pela secretária. Suas musicas fizeram tanto sucesso que foram feitas vários vídeos com suas musicas.



Ao ver o sucesso do seu trabalho, Coulton começou a fazer “mini-turnês” pelos estados unidos tendo em vista que se tornou uma celebridade da internet. O musico chega ao auge da humildade disponibilizando varias musicas em seu site e vendendo algumas por apenas U$ 1,00. Porém não se importa de suas musicas serem baixadas por outros meios ou usadas publicamente.
Em 2007, Jonathan foi chamado pela Valve para compor um musica para a serie Half-Life. Desde então, foi criada ‘Still Alive’, uma das musicas de maior sucesso no mundo dos games. Futuramente ele também criou a musica ‘RE Your Brains’ para o Jogo Left 4 Dead 2, também da Valve, passando o direito das duas musicas pra a empresa.



Still Alive fez tanto sucesso que foi até liberada uma versão para o Jogo Rock Band como DLC.
Jonathan Coulton é o cara. Soube como divulgar o seu trabalho e ser reconhecido por muitos.